terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

''Governo Lula desperdiça com contratações''


Autor(es): Marcelo Rehder
O Estado de S. Paulo - 09/02/2010

A política de contratações do governo Lula, que deve aumentar em mais de 100 mil os postos na administração direta até o fim do ano, foi criticada ontem por economistas e políticos em debate sobre reforma fiscal na Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). "O nome desse fenômeno é desperdício", afirmou o economista Paulo Rabello de Castro, presidente da RC Consultores e do Conselho de Planejamento Estratégico da Fecomércio SP.

Segundo ele, a avaliação que se faz no setor público da necessidade de contratação não reflete as necessidades futuras, mas tão somente a necessidade do presente. "Quando o contratado entra no emprego público, ele tem uma perspectiva de se perpetuar naquela condição. Essa é a fonte do tremendo desperdício e da tendência ao déficit crescente no setor público, que vai gerar mais impostos e uma diminuição dos empregos no setor privado."

O professor Yoshiaki Nakano, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), observou que a folha de salários do governo federal cresce algo como R$ 20 bilhões a cada ano. Ele ressaltou que o funcionário público fica em média 40 anos na folha de pagamentos do governo. Para ele, esse dinheiro deveria ser destinado a investimento para saneamento, para controlar problemas de enchentes ou para melhorar o transporte público, entre outros.

"A escolha que está sendo feito pelo governo é entre pagar funcionários que ficam sentadinhos em suas escrivaninhas em Brasília, gerando serviços na ponta que sabemos que o Estado brasileiro produz, ou investir R$ 20 bilhões por ano e resolver os problemas básicos que a população enfrenta atualmente", afirmou Nakano.

O economista comentou que a máquina pública já é absurdamente inchada. "Mais do que isso, eu tenho absoluta certeza e aposto que quase todos esses novos funcionários estão indo para a retaguarda, e não para o trabalho efetivo de fiscalização que é necessário", disse Nakano.

Para o ex-senador pelo DEM de Santa Catarina, Jorge Bornhausen, "este é um gasto que vai deixar marcada a administração do presidente Lula como perdulária e ineficiente".

Na avaliação dele, o impacto na economia é muito grande, porque cria uma herança pesada para o sucessor do atual governo.

"Queremos cortar gastos correntes, e não investimentos em infraestrutura e em serviços básicos como educação e segurança", disse Bornhausen. "Tanto é que as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) andam em passo lento de tartaruga. Esta não é uma boa política, é uma política de curto prazo para satisfazer partidários e não a sociedade brasileira como um todo."


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra