terça-feira, 11 de maio de 2010

PT e PSDB divergem sobre 'meritocracia'


Autor(es): Malu Delgado - O Estado de S.Paulo
O Estado de S. Paulo - 11/05/2010


Tema recorrente no discurso dos ex-governadores tucanos José Serra e Aécio Neves e invocada como a marca de gestão do PSDB, a meritocracia entrou no vocabulário do PT, ainda que o partido, por sua relação simbiótica com o sindicalismo, tenha mais dificuldade em transpor a resistência de corporações ao sistema de avaliação e promoção por mérito no serviço público.


Sem alarde, o governo federal implantou por decreto, assinado dia 19 de março, a avaliação de desempenho entre servidores da União. Na semana passada, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, defendeu uma reforma administrativa "com meritocracia e profissionalismo". Nas diretrizes do PT para o programa de governo de Dilma é feita a defesa do "serviço público de qualidade, submetido a processos meritocráticos de seleção e promoção".

O governo federal, disse ao Estado a diretora deRelação do Trabalho do Ministério do Planejamento, Marcela Tapajós de Silva, implantou a meritocracia "de forma negociada" devido à forte resistência entre servidores, que associam a avaliação à possibilidade de demissão. A União fez debates por três anos com servidores antes de adotar a política.

Segundo a diretora, a visão do atual governo é antagônica à do governo Fernando Henrique Cardoso, quando o Executivo tentou aprovar o projeto de Lei Complementar 248/98. O projeto, que previa a possibilidade de demissão de servidores com avaliações insuficientes consecutivas, nunca foi votado, mas ainda tramita no Congresso.

O relator do texto à época, deputado Luciano de Castro (PR), afirma que "o projeto era de grande valia". "A verdade é que depois o governo Fernando Henrique botou o pé no freio e não queria mais fazer. No governo Lula, a matéria nunca mais foi tratada", disse.

Eleição. Na sucessão presidencial, o debate sobre a meritocracia estará atrelado à discussão da eficiência do Estado. Os discursos de tucanos e petistas sobre o assunto é distinto. O PT se cerca de cuidados para não perder a simpatia dos sindicatos. No PSDB, o enfrentamento com as corporações é aberto, podendo resultar em confrontos, como o que ocorreu entre o sindicato de professores e José Serra.

Coordenador da pré-campanha de Dilma Rousseff, o ex-prefeito Fernando Pimentel (MG) disse que o que está em jogo neste debate é a razão pela qual se busca um Estado eficiente. Segundo ele, o "Estado enxuto" alardeado pelos tucanos é sinônimo de privatizações e cortes. "O PT quer um Estado eficiente para construir o desenvolvimento com justiça social." Para Marcela Tapajós, "o eixo desta política é a democracia nas relações de trabalho no serviço público".

Metas. A definição de metas e a meritocracia, diz o secretário de Fazenda de São Paulo, Mauro Ricardo Costa, melhora os resultados fiscais. "Todos querem um Estado bom. O PT, talvez, tenha dificuldades de chegar lá." Para o deputado Sidney Beraldo, ex-secretário de Gestão Pública e coordenador da pré-campanha de Geraldo Alckmin, a meritocracia não significa "Estado mínimo". Ele criticou a política de reajustes lineares da União. "Demos aumento, corrigimos salários. Só que valorizamos mais os que produzem mais", disse.

"O PT é muito dominado pelas corporações e isso obstrui sua ação em relação à meritocracia", define o ex-ministro e secretário de Educação de São Paulo, Paulo Renato Souza. Idealizador do sistema de avaliação no ensino público, o tucano admite que se a eleição fosse só entre servidores públicos, o PSDB teria dificuldades. "Mas a sociedade aceita." Pesquisas qualitativas do PSDB mostraram que a população do Estado apoia a meritocracia.

Resistência. Em Minas, a secretária de Planejamento, Renata Vilhena, disse que a resistência dos servidores vem sendo contornada. Por demanda de sindicatos, o Estado avalia cargos comissionados. "Não faz sentido que a pessoa cruze os braços, não contribua com os resultados e espere se aposentar. Não é justo com a sociedade não poder demitir quem tem desempenho ruim. Não somos instituição de caridade."


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra