quinta-feira, 29 de julho de 2010

Recadastramento será adiado

Alessandra Horto

O DIA - 29/07/2010

Semana que vem bancos farão apenas o pagamento dos salários. Detalhes do processo ainda vão ser definidos



Rio - Os bancos que vão participar do processo de recadastramento dos servidores aposentados e pensionistas da União ainda não fecharam os detalhes do processo com o governo e o levantamento não começará na semana que vem, a mesma em que os salário serão creditados. Os últimos detalhes ainda estão sendo definidos com a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento. Para que não haja filas desnecessárias no processo, os servidores serão comunicados previamente, seja no contracheque ou em outros canais da melhor data para comparecer às agências bancárias.


A complexidade do recadastramento forçou o governo federal a marcar uma nova data para o início da operação. Segundo a SRH, há atraso nos processos de logística para a realizar a atualização de dados. Como o decreto não fixa um prazo, pode ocorrer atraso. A data ficará maleável.

Segundo fontes ligadas ao sistema bancário, o recadastramento pode ser adiado até para depois das eleições. A informação não foi confirmada oficialmente pelo Ministério do Planejamento. A pasta informou apenas que não vincula seus atos ao período eleitoral.

Enquanto não há definição, o servidor pode se preparar para o processo. O procedimento também deverá ser feito por quem atualizou as informações recentemente.

Todos deverão se dirigir a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Será necessário apresentar identidade, comprovante de residência e contracheque. A atualização também poderá ser feita por procuração. Segundo o tabelião da 7ª Circunscrição do Rio de Janeiro, José Mauro Cavalcanti, o documento hoje sai por R$ 75.

INSS ainda não foi comunicado

O INSS informou, por meio de assessoria de imprensa, não ter sido comunicado pelo Ministério do Planejamento sobre a atuação do instituto no processo de recadastramento dos cerca de 700 mil aposentados e pensionistas da União.

Ainda não estão definidos os critérios de convocação da primeira chamada. De acordo com o cronograma inicial do Planejamento, poderá ser data de nascimento ou ordem alfabética do primeiro nome, número de conta ou faixa etária. Os inativos e pensionistas que não participarem do processo terão o pagamento suspenso em 2011. Se o interessado não comparecer nas outras chamadas, terá o benefício excluído.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra