terça-feira, 24 de maio de 2011

Servidores do Dnocs debatem reestruturação do órgão em encontro nacional da categoria


Blog do Servidor Público Federal    -    24/05/2011



Na última quarta-feira, 18, representantes dos servidores do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) participaram de encontro nacional que aconteceu na sede da Condsef, em Brasília. Os debates contaram com participação da assessoria jurídica da Confederação. O objetivo central foi levantar ações para buscar a reestruturação do órgão. Outro tema de destaque foi a “bolsa”, como é chamada complementação salarial recebida por servidores do Dnocs. A categoria defende a manutenção do benefício nos moldes em que é concedida há anos. Para auxiliar na trajetória em busca do atendimento de suas principais demandas, os servidores do Dnocs aprovaram a recomposição de grupo de trabalho, organização de um seminário nacional e a manutenção de um trabalho de força tarefa em Brasília para acompanhar projetos e buscar apoio no Congresso Nacional para fortalecimento do órgão responsável por atender necessidades da população do semiárido.

Para reestruturar o Dnocs os servidores já construíram uma proposta que visa o fortalecimento do órgão a partir da implantação de um plano de cargos e salário. A realização de concurso público, paridade entre ativos, aposentados e pensionistas também são pontos defendidos pelos servidores. A ocupação de funções comissionadas por servidores de carreira é outro item que integra as reivindicações do setor. Capacitação e valorização da categoria e condições de trabalho que respeitem a saúde também fazem parte das demandas. Uma cópia da proposta será encaminhada ao Ministério da Integração. O próprio governo já chegou a reconhecer a necessidade de reestruturar o Dnocs, mas o Ministério do Planejamento diz que este ano não há previsão para concursos nem demandas que exijam verba orçamentária.

Bolsa – Além de seguir buscando a aprovação da proposta de reestruturação do Dnocs, a Condsef também defende junto ao Planejamento a reabertura do prazo de opção da Lei 11.314/06. Até o final deste mês a assessoria jurídica vai emitir um parecer a respeito desta situação. O jurídico também vai avaliar conseqüências ligadas a uma possível mudança do nome do Dnocs ligada ao processo de reestruturação do órgão.

Um dossiê sobre o departamento e seus principais problemas será organizado para subsidiar a luta da Confederação e suas filiadas. Foi defendida ainda a busca de opções no Planejamento para escolha do plano de saúde que atenderá melhor os servidores a partir das alterações promovidas pela Portaria Normativa nº 5 de dezembro do ano passado.

Para auxiliar a luta dos servidores do Dnocs também será solicitada a realização de audiência pública no auditório do próprio departamento, em Fortaleza. A Condsef e suas filiadas também vão buscar reunião com o ministro da Integração, Fernando Bezerra. Participaram deste encontro nacional servidores do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia. Outras informações de interesse da categoria vão continuar sendo publicadas aqui em nossa página.

Fonte: Condsef


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra