segunda-feira, 27 de junho de 2011

Para especialistas, reajuste anual de servidores públicos aumenta risco de indexação da economia


Blog do Servidor Público Federal     -     27/06/2011




Brasília – A reposição da inflação todos os anos para os servidores públicos não é apenas preocupante para o equilíbrio das contas públicas, como também pode resultar em aumentos maiores de preços no futuro, avaliam economistas. Segundo especialistas, a correção dos salários agrava o desequilíbrio fiscal e aumenta o risco de indexação da economia ao estabelecer reajustes automáticos para o funcionalismo, nos moldes dos gatilhos salariais populares nos planos econômicos dos anos 1980.

A questão veio à tona há duas semanas. No último dia 9, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento de um recurso extraordinário de um grupo de servidores públicos civis do estado de São Paulo que questiona a falta de correção dos salários. Relator do caso, o ministro Marco Aurélio Mello votou a favor dos reajustes anuais, mas a ministra Cármen Lúcia Antunes pediu vistas. A sessão foi suspensa e a ministra prometeu apresentar o voto nas próximas semanas.

Desde o Plano Real, os salários do funcionalismo público têm sido usados como instrumento de controle da inflação. Segundo economistas ortodoxos, os reajustes menores do que a inflação melhoram o equilíbrio das contas públicas porque fazem o gasto do governo crescer menos  que o nível de preços. No governo federal, não existe uma reposição linear da inflação. Os salários são reajustados com base nas negociações individuais com cada categoria de servidores.

Para o economista-chefe da consultoria Austin, Alex Agostini, caso o Supremo determine a reposição anual, o governo precisará cortar gastos em outras áreas para impedir o surgimento de um ciclo vicioso que resultará em inflação mais alta. Ele acredita que, caso a inflação aumente, as camadas mais pobres da população serão as mais prejudicadas.

“Sem dúvida uma eventual decisão do Supremo nesse sentido contribuirá para que a situação saia do controle. A postura do Banco Central [de aumentar os juros gradualmente] e a ação leniente do governo no corte de gastos pressionam a inflação. Os instrumentos usados pela equipe econômica são certos, mas a dose está errada”, diz Agostini.

O economista acrescenta que a onda de reajustes salariais está ocorrendo não apenas no setor público, mas também para os trabalhadores das empresas privadas, que têm aproveitado o bom momento da economia para conquistar aumentos superiores à inflação. Ele, no entanto, observa que os reajustes do setor privado são fruto de negociações, não definidos com antecedência, como ocorreria com a reposição anual aos servidores públicos: “É o conhecimento antecipado dos reajustes que estimula o repasse para os preços e a indexação da economia.”

Na avaliação do economista Roberto Padovani, do Banco West LB, o principal impacto dos reajustes anuais ocorreria nas contas públicas. Isso porque o governo perderia margem de manobra para cortar o Orçamento e conter a atividade econômica como costuma fazer todos os anos. Para diminuir o risco de indexação, ele recomenda políticas que reduzam a inflação. “Se a inflação cai, a indexação tende a ser reduzida. Pelo menos o momento atual é de desaceleração dos preços, o que ajudaria o governo se a correção [dos salários dos servidores] passasse a ser automática”, destaca Padovani.

Fonte:  Agência Brasil




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra