terça-feira, 26 de julho de 2011

AGU impede reajuste indevido de salário de técnico de laboratório aposentado


AGU     -     26/07/2011




A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou, na Justiça, que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) não pode pagar a um técnico de laboratório aposentado a remuneração prevista na Lei nº 12.277/10, aplicada somente aos cargos de Engenheiro, Arquiteto, Economista, Estatístico e Geólogo. Ele pretendia aumentar o valor da remuneração recebida, amparado nessa norma.

As Procuradorias Federal no Estado do Ceará (PF/CE) e Federal Especializada junto à agência (PFE/Funasa) observaram que o servidor era integrante da carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho e que pretendia, com base no princípio da isonomia, ser enquadrado na estrutura criada pela Lei 12.277/10. Porém, o pedido não tinha qualquer fundamento legal, já que a norma não englobava a carreira de técnico de laboratório.

Ao julgar o pedido, a 14ª Vara Federal do Ceará concordou com a defesa das procuradorias. "Ao pretender equiparar seus vencimentos aos de ocupante de cargo de Técnico de Laboratório do Quadro de Pessoal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o autor postula, na verdade, um aumento real de seus proventos por meio de ato jurisdicional", disse a decisão, completando que não cabe ao Poder Judiciário conceder aumento a servidores públicos, devido à separação dos Poderes, prevista na Constituição Federal.

A PF/CE e a PFE/FUNASA são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra