quarta-feira, 6 de julho de 2011

Reforma Administrativa deve ser votada na noite desta quarta


Agência  Senado     -     06/07/2011




A votação do relatório da reforma administrativa do Senado foi transferida para esta quarta-feira (6) após a Ordem do Dia do Plenário. A decisão foi anunciada na reunião da manhã desta quarta, pelo presidente da Subcomissão Temporária da Reforma Administrativa do Senado, Eduardo Suplicy (PT-SP). Depois, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e pelo Plenário.

Na reunião desta quarta pela manhã, o relator e autor do substitutivo ao Projeto de Resolução do Senado (PRS 96/09), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), leu o novo relatório já com as modificações acertadas na noite desta terça-feira (5). Uma das modificações retira a vinculação funcional e operacional de áreas como a advocacia, a Consultoria Legislativa e a Secretaria Geral da Mesa ao Conselho de Administração. Com a mudança, o texto aprovado passa a ser o seguinte: Os órgãos mencionados nos incisos V (Órgãos Superiores de Coordenação e Execução) e VI (Órgãos de Direção e Assessoramento) do art. 2º vinculam-se ao Conselho de Administração em assuntos de natureza administrativa e orçamentária.

A segunda modificação retira do texto a criação do cargo de especialista legislativo, que abrigaria os atuais analistas legislativos da especialidade processo legislativo. Ricardo Ferraço garantiu que o novo cargo não importaria em qualquer aumento de salário a servidores, mas a retirada foi feita "na tentativa de compor um acordo que viabilize o encerramento dos trabalhos, para posterior discussão no âmbito da CCJ".

O relator acata também emenda que modifica a organização, as atribuições e os quadros quantitativos da Consultoria Legislativa e da Advocacia do Senado, para garantir que a escolha dos assessores técnicos seja feita por referendo da maioria absoluta dos consultores, mas sem "acarretar aumento de gastos para o Senado", frisou ele.

Duas outras emendas do relator foram incorporadas ao substitutivo final. A primeira prevê que ao serviço aeroportuário compete coordenar, orientar e controlar os trabalhos referentes à assistência aos senadores no embarque e desembarque no aeroportos de Brasília e executar outras tarefas correlatas. Assim, o texto final suprime a função de desembaraço de bagagens, para evitar, segundo o senador, "dar a entender que servidores públicos seriam utilizados para liberar bagagens de forma não regular".

A outra modificação deixa claro que, na hipótese de delito penal ocorrido nas dependências do Senado Federal, em que esteja envolvido membro do Congresso Nacional, a atribuição para instaurar qualquer procedimento caberá ao corregedor parlamentar.

Remuneração
No relatório, Ricardo Ferraço também explica que rejeitou emendas que elevavam a remuneração dos cargos de coordenador, chefe de serviço e chefe de gabinete de secretário-geral, por entender que o aumento geraria um impacto de quase R$ 6 milhões a mais no Orçamento da Casa.

- Caso a emenda fosse aprovada, o gasto com gratificações pagas aos funcionários efetivos do Senado será elevado num montante equivalente à construção de 190 casas populares por ano - explicou o senador pelo Espírito Santo.

Em seu relatório final, Ferraço mantém os cortes de 45% das funções comissionadas, que passam de 2.072 existentes, atualmente, para 1.129. Nos gabinetes, a estrutura atual permite a contratação de até 79 cargos de livre provimento (sem concurso) e sete servidores efetivos com função comissionada. O substitutivo reduz para 55 os cargos em livre provimento e, dos sete efetivos, apenas quatro poderão ter função comissionada.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra