segunda-feira, 11 de julho de 2011

Senado investe na capacitação dos servidores


Agência Senado     -     11/07/2011




Ao abrir, nesta segunda-feira (11), a sétima palestra do ciclo Conhecendo o Senado, a diretora-geral da Casa, Doris Peixoto, enfatizou a importância da qualificação dos funcionários do Senado. Ela disse que a mídia frequentemente apresenta à sociedade uma imagem negativa da Casa, que poderá ser alterada com a eficiência do quadro de servidores.

A capacitação e desenvolvimento de servidores são realizados pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Segundo o diretor executivo do ILB, Carlos Roberto Stuckert, a entidade já recebeu cerca de 70 mil matrículas em cursos a distância e presenciais desde sua criação.

Na opinião de Stuckert, o Senado é a instituição com mais expertise em processo legislativo do Brasil e lamentou a impossibilidade de oferta de mais cursos presenciais em razão da falta de espaço físico.

Além da capacitação, o Senado vem aprimorando as áreas de tecnologia, informação e comunicação, informou o diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Programa Interlegis, Francisco Etelvino Biondo. Esse investimento, ressaltou, traz ganhos ao cidadão, pois torna o Legislativo moderno, integrado e transparente.

Biondo disse que, há pouco mais de uma década, o cidadão brasileiro desconhecia o papel do Legislativo. Naquela época, observou o diretor, os cargos do Executivo eram considerados mais importantes pela sociedade, A criação do Programa Interlegis, em sua opinião, contribuiu para mudar essa realidade.

O Interlegis, informou Francisco Biondo, equipou quatro mil câmaras municipais com computadores e impressoras para interligá-las, juntamente com as assembleias estaduais, à rede de videoconferências do Poder Legislativo. Segundo observou, o programa Interlegis tem visibilidade internacional.

A próxima palestra do ciclo Conhecendo o Senado apresentará a Advocacia-Geral do Senado e as secretarias de Relações Públicas e de Controle Interno. A palestra acontecerá após o recesso parlamentar, no dia 8 de agosto. O ciclo será encerrado em 5 de setembro. Segundo informou a diretora-geral, Dóris Peixoto, todas as palestras são gravadas e serão utilizadas para apresentar o Senado aos futuros servidores da Casa.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra