segunda-feira, 4 de julho de 2011

Trabalho discute estrutura administrativa da AGU


Agência Câmara de Notícias     -      04/07/2011




A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizará nesta terça-feira (5) audiência pública sobre a estrutura administrativa da Advocacia-Geral da União (AGU).

O debate foi proposto pelo deputado Assis Melo (PCdoB-RS). Ele lembra que a AGU foi criada em 1993 e que, dez anos depois, uma lei instituiu seu quadro de pessoal, mas sem definir o plano de carreira dos servidores. “Além disso, a legislação gerou distorções ao excluir servidores oriundos de órgãos com carreira estruturada. A medida deixou de valorizar diversos servidores que atuam no órgão desde a sua criação”, diz o deputado.

Em 2010, os servidores foram informados por e-mail que o Executivo enviaria ao Congresso um projeto com o plano de carreira – o que ainda não ocorreu. “Sendo assim, os servidores públicos da AGU possuem expectativa de que o governo retorne às negociações. Cabe ressaltar que a aprovação, por esta comissão, do projeto de lei que cria cargos de advogados da União torna ainda mais urgente a definição sobre a estrutura administrativa da AGU. A valorização desses profissionais deve ser compatível com carreiras similares, como os administrativos de agências reguladoras”, argumenta Melo.

Foram convidados para a audiência:
- o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams;
- o presidente da Associação dos Servidores da Advocacia-Geral da União (Asagu), Paulo de Tarso Souza;
- a secretária de gestão do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim de Brito;
- o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira;
- o diretor-geral da União Nacional dos Advogados Federais (Unafe), Luís Costa;
- o presidente da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), Marcos Luiz Silva;
- o presidente da Associação Nacional dos Procuradores Federais (Anpaf), Rogério Filomeno Machado.

A reunião será realizada às 14 horas, no Plenário 12.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra