quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Condsef vai a Justiça por representatividade dos trabalhadores da Conab e prorrogação do ACT 2009/2011



Condsef     -     08/09/2011




A assessoria jurídica da Condsef entrou com duas ações contra atos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A primeira ação está na Justiça do Trabalho e busca declaração de reconhecimento da representação da Condsef e seus sindicatos filiados junto aos trabalhadores a Conab. Uma audiência já está pautada para o dia 28 deste mês. Na ação os sindicatos demonstram que legalmente representam os trabalhadores da Conab há pelo menos vinte anos. Organizados dentro dos Sindsep´s, sindicatos gerais filiados à Condsef, os trabalhadores da Conab já obtiveram conquistas em Acordos Coletivos de Trabalho (ACT´s), defesa em ações contra o desmantelo da Conab, readmissões com trânsito em julgado, entre outras. Sem êxito, a Conab sempre alegou que os Sindsep´s não representavam os trabalhadores da companhia. Fato é que a Conab não tem prerrogativa de escolher a representação de seus empregados, nem de ninguém.

Na ação que move para reafirmar a representatividade dos trabalhadores, a Condsef reforça que a Conab não pode tomar de assalto a liberdade dos seus trabalhadores e trabalhadoras, nem definir sua representatividade, seus negociadores no ACT e a pauta a ser negociada. Esta intromissão deve ser duramente combatida com firmeza de caráter e propósitos que sempre levaram os Sindsep´s à vitória em nome dos trabalhadores da Conab. Exemplo de uma dessas conquistas foi causa julgada e vencida que determinou que a Conab pagasse quase R$ 4 milhões em 2005 aos trabalhadores da Conab/Cobal.

Manutenção ACT 2009/2011 – A outra ação que a Condsef busca diz respeito à prorrogação e manutenção do acordo coletivo ACT 2009/2011 até que um novo acordo seja assinado. De forma irresponsável, a Conab tenta fazer um acordo paralelo sem representatividade adequada dos trabalhadores. A ação visa garantir data-base e manutenção dos benefícios conquistados no ACT 2009/2011 que teve prazo concluído no último dia 31 de agosto. A ação também pode servir de base para o dissídio coletivo da categoria, caso seja necessário.

Condsef e suas filiadas buscam a defesa dos trabalhadores e o reforço da Conab como empresa que atende a agricultura e o combate a fome e a miséria; missões estabelecidas pelos próprios trabalhadores em 1990 em seminário convocado pelos Sindsep´s. Em todo o Brasil, os trabalhadores da Conab vão continuar sendo defendidos pela Condsef e seus sindicatos filiados em questões trabalhistas e sindicais sempre que necessário. Os resultados dessas ações e a continuidade do processo envolvendo acordo coletivo dos trabalhadores da Conab vão continuar sendo acompanhados e divulgados aqui em nossa página.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra