terça-feira, 29 de novembro de 2011

Câmara decide pauta; governo quer votar previdência do servidor



Portal  Vermelho     -     29/11/2011






O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), reúne-se na tarde desta terça-feira (29) com os líderes partidários para definir a pauta de votação da semana do Plenário. A Câmara está com a pauta trancada por seis Medidas Provisórias (MPs) e um projeto de lei – sobre a previdência complementar dos servidores públicos – com urgência constitucional.

Como tramita em regime de urgência constitucional no Congresso, o projeto tranca a pauta do plenário da Câmara, impedindo a votação de outras matérias. O governo quer ver a lei sancionada até abril do próximo ano.

Além de buscar solucionar o déficit do regime próprio de previdência do funcionalismo - que hoje já é maior do que o do INSS - o projeto é visto como um caminho para o incremento da poupança interna, que pode ajudar o País em momentos de crise, como a que se avizinha no cenário externo.

Nas negociações com os partidos da base aliada ligados aos servidores - PT, PC do B e PDT –, a equipe econômica aceitou a criação de fundos distintos para os três poderes, renunciando à exigência de um único fundo como pretendia inicialmente, para facilitar a votação da matéria.

Os acordos agora estão em torno da elevação de 7,5% para 8,5% da participação do empregador governamental no fundo, reduzindo o percentual destinado ao servidor. A área econômica insiste em uma contribuição paritária, de 7,5% de contribuição tanto para os servidores quanto para o governo.

O projeto limita a aposentadoria dos servidores ao teto do Regime Geral de Previdência - hoje em R$ 3.691,74. Aqueles que desejarem benefício superior terão de contribuir para o fundo.

Nas negociações com os partidos, o governo também aceitou mudar a gestão do fundo. O projeto original do Executivo previa a terceirização da gestão. Agora, o texto irá prever a participação dos trabalhadores na direção da Fundação de Previdência Complementar do Serviço Público Federal (Funpresp). A ideia é criar um sistema como o que rege a Previ, de trabalhadores do Banco do Brasil, e a Funcef, de funcionários da Caixa Econômica Federal.


De Brasília
Com agências



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra