quarta-feira, 6 de junho de 2012

Governo divulga hoje cadastro de servidores



João Villaverde e Lucas Marchesini  
Valor Econômico     -     06/06/2012




Brasília - O governo divulga hoje o Cadastro Nacional de Servidores Públicos, que contará com informações salariais e previdenciárias de todos os servidores das três esferas do setor público brasileiro. O banco de dados será de adesão compulsória de todos os Estados e municípios, mas só entrará em vigor em setembro. Como antecipou o Valor em março, o cadastro deve render uma economia de R$ 7 bilhões às três esferas de governo já em 2013.

Desenvolvido por técnicos dos ministérios da Previdência Social e do Planejamento, o cadastro será oficialmente anunciado em agosto. O cadastro, cujo nome técnico é Sistema Nacional de Gestão de Regimes Públicos de Previdência (Siprev), já está em funcionamento para a União, com seus 1,1 milhão de servidores na ativa e 953 mil aposentados, e para o Distrito Federal (DF), com seus 190 mil servidores ativos e inativos.

Um projeto piloto do Siprev cruzou as informações dos servidores da União e de 14 Estados em 2009 e mesmo em um universo muito inferior àquele que será agora alcançado, o Ministério da Previdência identificou 198 mil indícios de irregularidades. Os casos foram analisados pelos técnicos do Ministério do Planejamento, que chegou a 28 mil servidores em situação irregular - esses funcionários foram avisados pela Controladoria Geral da União (CGU) que deveriam deixar um dos empregos, ou, no caso de pensão por invalidez concedida em um Estado enquanto o servidor trabalhava em outro, a pensão foi cancelada.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra