sexta-feira, 1 de junho de 2012

Procuradores evitam enquadramento funcional de servidores da UFLA fora do prazo estipulado em lei



AGU     -      01/06/2012




A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou a readequação indevida de cargos dos servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em Minas Gerais. A Justiça reconheceu a prescrição do direito na correção das funções, pois os funcionários não solicitaram a reavaliação funcional dentro do prazo estabelecido.

O Sindicato dos Trabalhadores na UFLA exigia a retificação das funções, com base na Lei nº 7.596/87 que criou o Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos para professores e servidores técnicos e administrativos das instituições federais de ensino. O pedido foi rejeitado no juízo de primeiro grau, mas a entidade ajuizou nova ação para tentar reverter a decisão.

Atuando no caso, a Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Lavras (PF/UFLA) defenderam que a referida Lei foi regulamentada pelo Decreto nº 94.664/87, que criou comissão para reordenar os cargos, produzindo efeitos financeiros retroativos a partir de abril de 1987. A norma assegurou também que o servidor que se sentisse prejudicado com a readequação teria o direito de reavaliação até 180 dias após a publicação dos resultados.

Os procuradores destacam que os servidores solicitaram a revisão das funções somente em novembro de 1994 após o limite previsto no regulamento. Lembraram ainda que a ação do sindicato foi ajuizada somente em 2002. Dessa forma, a prescrição já estaria consumada, conforme previsto no artigo 1º do Decreto nº 20.910/32.

A Terceira Turma Suplementar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou provimento à apelação, reconhecendo a prescrição no pedido do sindicato. Ao julgar a ação, o magistrado lembrou que "já se encontra pacificado nesta Corte e no Superior Tribunal de Justiça o entendimento de que o enquadramento não gera relação jurídica de trato contínuo".

O sindicato ainda tentou recorrer novamente, mas o TRF1, considerando que a decisão analisou a questão de forma direta e fundamentada, rejeitou o recurso.

A PRF 1ª Região e a PF/UFLA são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra