terça-feira, 14 de agosto de 2012

Governo volta a negociar reajuste de servidor nesta terça



ALESSANDRA HORTO
O DIA    -     14/08/2012




Proposta vai ficar aquém dos 22% de aumento exigidos pelo funcionalismo, mas prevê índice que reporá perdas da inflação. Sinalização faz greve recuar em alguns setores

Rio -  O governo federal reabre hoje as negociações dos reajustes salariais que serão concedidos em 2013 para algumas carreiras do Executivo. A sinalização já foi suficiente para alguns setores acenarem com o término das paralisações.

A proposta oficial será aquém dos 22% de aumento linear exigidos pela Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), que representa 85% dos funcionalismo. O texto final terá como base 4% para repor as perdas inflacionárias e teto de 45%, divididos em três anos, já concedidos aos professores das universidades com doutorado.

Integrantes do Ministério da Defesa também vão receber aumento e, para o grupo, a proposta poderá ser mais robusta. Para as demais carreiras o discurso do Palácio do Planalto permanece, ou seja, é necessário agir com cautela por causa da crise econômica internacional. A presidenta Dilma Rousseff também declarou que não vai ceder às pressões dos servidores paralisados.

CLASSES RECUAM

A sinalização de acordos que já estão avançados faz a greve recuar em algumas classes. Os servidores da Anvisa que atuam nos aeroportos e portos do Rio de Janeiro já retornaram ao trabalho. Já a Polícia Federal retoma quinta-feira o serviço de emissão de passaportes, um dia após reunião com o governo. Os Fiscais Agropecuários voltaram ao trabalho após decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Os servidores da Fiocruz decidiram manter a greve até amanhã, quando fazem assembleia para discutir o que for negociado hoje com o governo. Cerca de 60 estudantes da UFRJ ocuparam ontem a entrada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e protestaram contra o retorno das aulas de História.
O Ministério do Planejamento enviou ontem comunicado aos órgãos em que reiterou o corte de ponto referente aos dias parados.

Agenda de atividades

GREVE DE 24 HORAS

A demora em concluir negociação é a causa da greve de 24 horas promovida hoje pelos analistas-tributários da Receita Federal.

PARALISAÇÃO NO INSS

Servidores do INSS paralisam as atividades amanhã. A orientação é suspender os trabalhos por 24 horas. Funcionários serão orientados a trabalhar vestidos de preto.

RODOVIÁRIA FEDERAL

Policiais rodoviários federais no Rio decidiram ontem entrar em greve por cinco dias a partir do próximo dia 20. Apenas 30% do efetivo vão fazer a ronda nas rodovias federais do estado.

CARAVANAS EM BRASÍLIA

Mais de 15 mil servidores federais chegam a partir de hoje na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para acompanhar as negociações e pressionar o governo por aumento salarial.

REUNIÕES DESTA TERÇA

10 horas: Reunião com integrantes da Condsef para discutir a Lei 12.277/10, que criou tabela para os servidores de Nível Superior do Executivo; 14 horas: Desenvolvimento Agrário e Incra; 15 horas: Sinasefe e Fasubra e 17 horas: Fiocruz.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra