quarta-feira, 22 de maio de 2013

Plano Especial de Cargos para servidores do Arquivo Nacional


BSPF     -     22/05/2013




A Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) e a Assan (Associação dos Servidores do Arquivo Nacional) participaram nesta quarta-feira, 21, de reunião na Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento para dar continuidade aos debates que envolvem a reestruturação da tabela remuneratória do Arquivo Nacional. Um resgate histórico do processo de negociações foi feito.

A Condsef destacou que desde 2009 os debates com o governo vêm acontecendo para buscar a consolidação de uma proposta para os servidores do Arquivo, o que ainda não aconteceu efetivamente.

A categoria propõe a criação de um Plano Especial de Cargos com uma estrutura remuneratória onde 70% da remuneração correspondam ao Vencimento Básico enquanto 30% se constituam em uma Gratificação de Desempenho. A SRT informou que fará uma reunião com representantes da Secretaria de Gestão Pública para discutir possibilidades para esta estrutura remuneratória. Ainda este mês a SRT se comprometeu a informar data de reuniões para dar continuidade a esses debates.

A expectativa é de que neste próximo encontro o governo já tenha uma proposta consolidada do que pretende para a estrutura dos servidores do Arquivo Nacional. Desta forma a categoria poderia promover assembleias para discutir embasada em dados concretos em busca da consolidação de um PEC para o setor. Ainda no encontro desta quarta, Condsef e Assan abordaram a necessidade de dilatar o prazo para reposição de horas paradas referentes à greve promovida pela categoria no ano passado.

A SRT informou que conversou com o RH do Arquivo que se comprometeu a abrir o órgão nos sábados para atividades. As entidades ponderaram que mesmo com mais um dia de funcionamento não haveria condições de repor as horas dentro do prazo estabelecido inicialmente pelo governo. A SRT então se comprometeu a reavaliar a situação em outubro. Uma reunião será agendada somente para este fim. Caso a insuficiência de tempo se comprove, o governo assegurou estar disposto a prorrogar o prazo para reposição desses dias parados.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra