sexta-feira, 20 de junho de 2014

Greve dos funcionários da Cultura é suspensa no Rio


Andréa Machado
Jornal Extra     -     20/06/2014




Após Brasília e São Paulo, foi a vez de o Rio suspender a greve dos funcionários da cultura pelo menos, temporariamente. Uma assembleia a ser realizada no próximo dia 26 vai decidir se a categoria voltará a cruzar os braços, caso o governo não apresente nenhuma proposta satisfatória às reivindicações dos grevistas. Hoje, os servidores já devem voltar ao trabalho.

A suspensão, na verdade, foi uma decisão estratégica para evitar que o governo corte o ponto dos funcionários, depois que uma liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o fim da paralisação. Com a agenda da Copa, na prática, os servidores trabalham menos do que o normal. Os museus só abrem até o meiodia, em jogos da seleção. O Rio segue a decisão do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal (Sindsep), que entendeu que o corte de ponto enfraqueceu o movimento.

Sindicato afirma que recuo é para fortalecer categoria

Coordenador-geral do Sindsep, Oton Pereira Neves disse que a greve estava no limite: "Enquanto a punição era só multa para as entidades, estávamos suportando. Mas, quando o governo decidiu cortar o ponto dos trabalhadores, determinando a volta de todos, foi coibido o direito à greve, o que é inconstitucional. Além disso, não estavam recebendo as entidades para negociar. Então, achamos por bem encerrar a greve, mas, por enquanto. Recuamos para voltar mais fortes", disse, garantindo que o sindicato entrará com um recurso contra a liminar.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra