sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Negociação coletiva avança no Senado


Alessandra Horto
O Dia     -     13/11/2015




Servidores públicos estão mais próximos de conseguir a regulamentação da negociação coletiva no trabalho. Comissão do Senado aprovou parecer final do Projeto de Lei 397/18, do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). O texto prevê que empregados e servidores públicos poderão ter normas gerais estabelecidas em lei para tratar de assuntos relativos a plano de carreira, padrão remuneratório, condições de trabalho e aposentadoria. Todos os temas seriam discutidos entre sindicatos e representantes do Estado. O projeto de lei segue agora para a Câmara dos Deputados.

O texto em análise vale para as esferas federal, estadual e municipal. Com esse modelo de padronização, a expectativa da administração pública é que haja redução de greves ou paralisações motivadas principalmente pela dificuldade de um parâmetro de negociação coletiva. Essa medida é uma antiga reivindicação do funcionalismo e do movimento sindical. Anastasia defendeu que a adoção da negociação coletiva pela administração pública será importante para democratizar as relações entre Estado e servidores. Para o relator do projeto de lei, senador Douglas Cintra (PTB-PE), a regulamentação também pode reduzir a carga de ações sobre o Poder Judiciário.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra