Ponto do Servidor - Maria Eugênia
Jornal de Brasília - 01/07/2009
Finalmente, foi instalada ontem a comissão especial criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 270/08, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) - foto -, que concede aposentadoria integral, com paridade, aos servidores públicos federais, estaduais e municipais que se aposentarem por invalidez. A proposta vale para os servidores de cargos efetivos nas três esferas de governo e se aplica também aos funcionários de autarquias e fundações que tenham ingressado no serviço público até 16 de dezembro de 1998. Segundo a parlamentar, o objetivo da proposta é garantir um direito que era tradicional para os servidores públicos e que foi excluído pela emenda que alterou o regime de aposentadoria (Emenda Constitucional 41). A emenda determina que a aposentadoria por invalidez corresponde à média das contribuições realizadas após julho de 2004 e não garante o repasse dos aumentos concedidos aos servidores na ativa para os aposentados. Andréia Zito destaca que a alteração da legislação vigente é uma questão de justiça com esses servidores. "O que importa é acelerarmos e levarmos esse projeto o mais rápido possível para votação para que possamos fazer disso um fato real", disse.
Pressão veio até da internet O presidente da comissão será o deputado Osvaldo Reis (PMDB-TO); e o relator o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Também foram eleitos os deputados Antônio Carlos Biffi (PT-MS), Mauro Nazif (PSB-RO) e Germano Bonow (DEM-RS) para os cargos de primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes, respectivamente. A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 9, às 10h. Conforme a PEC, todos os aposentados por invalidez permanente, em razão de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, a partir de 2004. Um grupo de aposentados usou a internet para pressionar os deputados a instalarem a comissão. Enviando e-mails, o grupo alertava os líderes partidários que ainda faltavam quatro deputados (um titular e três suplentes) para que o colegiado iniciasse suas atividades.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Siqueira
Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra
Postagem Relacionadas
Em ‘live’ feita para servidores, secretário da SPU lista lições da pandemia BSPF - 29/04/2020 … Read More
Governo autoriza contratação de mais de 8,2 mil temporários para reduzir fila do INSS G1 - 28/04/2020 … Read More
Aposentados e militares já podem ser contratados para a Previdência Agência Brasil - 28/… Read More
Conheça José Levi Mello do Amaral Júnior, o novo Advogado-Geral da União BSPF - 28/04/2020 … Read More
Funcionalismo diz que Guedes quer jogar cidadão contra o serviço público BSPF - 28/04/2020 … Read More
Bolsonaro nomeia André Mendonça para a Justiça e Ramagem para a PF Agência Brasil - 28/… Read More