quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Paulo Bernardo abre debate sobre anteprojeto de Lei Orgânica da Administração Pública

Jornal de Brasília - 11/11/2009

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, apresenta amanhã (11) a técnicos da equipe econômica do governo federal o anteprojeto de Lei Orgânica da Administração Pública, elaborado por uma comissão de sete juristas, especialistas em direito administrativo, que discutiram o tema durante 20 meses.

O documento é autoral, elaborado com total autonomia científica, sem qualquer interferência governamental, no qual os juristas propõem alterações legais para melhorar e inovar as definições das figuras jurídicas estatais. Sugerem também orientações jurídicas aplicáveis às relações de fomento e parceria do Poder Público com os entes da sociedade civil.

De acordo com cópia do anteprojeto, disponível no endereço eletrônicowww.planejamento.gov.br, o trabalho considerou as insuficiências, contradições e imprecisões do Decreto-Lei 200/1967 e das emendas à Constitução 19/1998 e 32/2001. O texto diz que existe uma “confusão conceitual” que impõe obstáculos à gestão pública e promove desencontros entre os órgãos de controle sobre aspectos fundamentais da organização e funcionamento das entidades administrativas.

O assunto é complexo, delicado e impõe alterações na máquina pública para que as autarquias, empresas estatais, fundações e organizações sociais respeitem as metas e regras de governança. Por isso, o Ministério do Planejamento deve anunciar amanhã uma agenda de debates sobre o tema, que envolva os representantes do governo, da classe acadêmica e dos políticos.

Obs.: Matéria sem anexo, pois, esta foi publicada online, no dia 11/11/2009, as - 15:39:26- fonte: Agência Brasil.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra