terça-feira, 19 de abril de 2011

Governo abre negociações. A luta agora é pelo atendimento das reivindicações



Blog do Servidor Público Federal    -    19/04/2011




A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, recebeu os representantes dos servidores, dia 13/04. A audiência foi fruto da mobilização da categoria, que na data ocupou a Esplanada dos Ministérios, num ato com mais 12 mil servidores. A ministra agendou para esta segunda-feira, dia 18/04, uma nova reunião com as entidades sindicais para definir um cronograma de negociação.

Na audiência, a ministra anunciou que até 30 de junho, o governo pretende encaminhar ao Congresso a regulamentação da Resolução 151, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que disciplina as relações de trabalho no serviço público, com normas para a negociação coletiva. 

Embora a abertura das negociações represente um avanço, é necessário intensificar a mobilização pelo atendimento das reivindicações. Neste sentido, a plenária nacional da Condsef, dia 14/04, aprovou a realização de atos com paralisação nos estados, dia 11 de maio, como preparação à Marcha Nacional em Brasília, agendada para 16 de junho. Além da realização de uma nova plenária nacional, dia 17/06, que poderá discutir a deflagração da greve, caso as negociações com o governo não avancem. 

Os federais reivindicam data-base para todo 1º de maio; cumprimento de todos os acordos firmados com a categoria (conforme Memorial da Condsef assinado pelo governo); extensão da Lei 12.277/10 para todos; ascensão funcional; isonomia do auxílio-alimentação com o Judiciário e o Legislativo e a paridade ativo-aposentado-pensionista; além da retirada dos Projetos de Lei Complementar (PLPs) 549/09 (congela o salário dos servidores) e 248/98 (permite a demissão por suposta insuficiência de desempenho). 

Os servidores também defendem a aprovação do PL 5.030/09 (reabre o prazo para que os demitidos do Governo Collor entrem com requerimento de retorno ao serviço público) e a suspensão do corte de 50 bilhões no Orçamento, que inviabilizou a nomeações de concursados e a realização de novos concursos públicos. 


Fonte: Sindsep-DF



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra