domingo, 12 de agosto de 2012

Grevistas prometem semana de protestos


Gabriela Valente, Paulo Justus e Paulo Roberto Araújo
O Globo     -     12/08/2012





Declarações de Dilma irritam sindicalistas. PF fará nova operação-padrão em Cumbica

Brasília, Rio e São Paulo - As declarações da presidente Dilma Rousseff anteontem sinalizando que está mais preocupada com geração de empregos no setor privado do que com a greve dos servidores públicos irritaram ainda mais os grevistas, que se consideram preteridos nas prioridades do Executivo federal. Sindicalistas receberam com "estranheza" a fala da presidente e apostam que isso aumentará a adesão e a força do movimento.

A semana que promete ser decisiva para as negociações com a equipe econômica — começa com o tom elevado.

Neste sábado, os cariocas voltaram a enfrentar problemas no trânsito por causa de protestos da Polícia Rodoviária Federal. E a Polícia Federal prometeu uma nova quinta-feira de caos no Aeroporto de Cumbica, o maior terminal brasileiro.

— Os trabalhadores do serviço público também contribuem para o crescimento do país — afirmou o presidente da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), Josenilton Costa. — A fala da presidente vai acirrar os ânimos em vez de acalmar o movimento.

Os manifestantes prometem montar um acampamento na Esplanada dos Ministérios para aumentar a pressão na negociação com o governo. Na segunda-feira, o assunto será o primeiro tema da agenda da presidente Dilma Rousseff, em reunião com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior.

Manifestações da PRF prejudicaram o trânsito em duas das principais vias de acesso ao Rio na manhã do sábado. Uma das pistas da rodovia Niterói-
Manilha foi interditada, na altura do km 308, em São Gonça-lo, com cones e placas sinalizando a operação-padrão. Outra manifestação da PRF causou engarrafamentos na Via Dutra.

O Sindicato dos Servidores da Polícia Federal (PF) no Rio fará uma manifestação nesta segunda-feira de manhã em frente ao prédio da Superintendência da instituição, na Zona Portuária da cidade. Em São Paulo, a operação-padrão da PF em Cumbica, que provocou filas enormes no aeroporto e atrasou os voos em mais de uma hora na quinta-feira passada, se repetirá na próxima quinta-feira, dia 16, às 16h30.

— Nesse dia faremos uma assembleia para avaliar se o governo apresentou uma proposta concreta — informou Alexandre Sally, presidente do Sindpolf-SP.

Na Zona Franca de Manaus, a operação-padrão dos servidores da Receita Federal e do Ministério da Agricultura já causou um prejuízo de R$ 464 milhões, por causa da demora para liberar insumos importados para o polo industrial. O Centro da Indústria do Amazonas (Cieam) calcula um prejuízo diário de R$ 32 milhões por causa da greve dos servidores.

— A liberação das importações nos aeroportos, que era feita em dois dias, chegou a demorar 12 dias. Nos portos, a liberação que levava cinco ou seis dias chega a demorar 25 dias — diz Wilson Périco, presidente do Cieam.

Na próxima semana, Périco acredita que a entrada em funcionamento do convênio do governo do Amazonas com o governo federal, que permitirá que servidores estaduais substituam os grevistas, deve ajudar a acelerar a liberação das importações.

Pedro de Camargo Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), espera melhoras para seu setor a partir de segunda-feira, depois que uma liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que os fiscais agropecuários devem retornar ao trabalho.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra