sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Dataprev: acordo prevê cessão de empregados a outros órgãos


Jornal Extra     -     21/02/2020




Representantes da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e da Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (Fenadados) aceitaram, nesta quarta-feira (dia 19), a proposta de acordo do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que vai dispensar quase 500 empregados em razão do fechamento de 20 unidades regionais da empresa.

Entre outros pontos, o acordo possibilita a cessão de 178 empregados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por, pelo menos, um ano e reabre a possibilidade de desligamento voluntário.

Diante do anúncio das demissões e da possibilidade de privatização da Dataprev, os empregados iniciaram uma greve no dia 23 de janeiro. A empresa pediu então ao TST que declarasse a abusividade da paralisação, por considerá-la política e por ter sido iniciada sem a observância das exigências da Lei de Greve.

No início de fevereiro, após uma reunião com a relatora do pedido, ministra Kátia Arruda, empresa e empregados decidiram suspender a paralisação e as dispensas, a fim de negociar o impasse.

Em uma nova reunião realizada com a vice-presidência do TST e representantes do Ministério Público do Trabalho, a solução apresentada foi aceita.

Cessão e transferência

O principal ponto da proposta faculta a cerca de 178 empregados a cessão ao INSS por, no mínimo, um ano. A empresa deverá reabrir o Plano de Adequação de Quadro (PAQ) nas mesmas condições do anterior, com prazo de adesão até 14 de março. Também será reaberto o convite de transferência dos analistas da área-fim e seus cônjuges.

Em relação a um grupo de cerca de 178 empregados aposentados em atividade, serão asseguradas alternativas como cessão ou requisição para outros...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra