domingo, 13 de junho de 2021

Mais de 240 mil cargos estão vagos em órgãos federais, apontam dados oficiais

 

Jornal Extra     -     13/06/2021


Dados oficiais do governo federal, disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos, mostram o quão grande é o déficit de pessoal no serviço público do país. Em maio, 189 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal Civil tinham cargos efetivos vagos. Estavam desocupados 240.215 postos de trabalho em um universo de 730.961 vagas aprovadas por lei. A situação é mais crítica no Ministério da Economia, com 40.277 cargos vagos; no Ministério da Saúde, com 36.346; no Ministério da Educação, com 34.398; e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com 23.527. O levantamento não considera o Banco Central e a Agência Brasileira de Inteligência. 

Os números são gerados pelo Ministério da Economia, responsável pela gestão de pessoas no Executivo Federal. A coluna procurou a pasta na manhã da última terça-feira, com questionamentos sobre a vacância, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. Também foram pedidos esclarecimentos ao INSS e aos ministérios da Educação e da Saúde, mas não houve retorno.

Quem sente na pele o efeito dos quadros esvaziados são os servidores da ativa, que sofrem com a sobrecarga causada pelo grande volume de trabalho dividido entre poucos profissionais. A população também sai no prejuízo, já que a prestação de serviços seria melhor se houvesse mais trabalhadores para atender os contribuintes, diz o diretor da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Moacir Lopes: 

— Hoje, 1,8 milhão de pedidos de aposentadoria estão na fila para análise do INSS. O governo tem apostado todas as fichas no teleatendimento. Mas imagine isso para um idoso com dificuldade de usar a tecnologia. Há risco de muitas pessoas ficarem sem benefício. 

Precarização do trabalho e dos serviços 

Para a coordenadora geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Camila Marques, o número elevado de cargos vagos no Ministério da Educação é resultado da falta de investimentos federais no setor, o que tem feito profissionais desistirem da...

Leia mais em Mais de 240 mil cargos estão vagos em órgãos federais, apontam dados oficiais


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra