terça-feira, 24 de maio de 2011

Advocacia-Geral impede concessão irregular de adicional de atividade penosa a servidora da SAMF/AP


AGU    -    24/05/2011



A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu evitar, na Justiça, o pagamento indevido de adicional de atividade penosa a uma servidora pública da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda no Amapá (SAMF/AP). Ela alegava possuir os critérios para receber o benefício, pois vivia em área supostamente precária e de fronteira.

Após ser requisitada para trabalhar na Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), afirmou ter direito assegurado ao benefício, conforme estabelece a Lei nº 8.112/90, que rege os servidores públicos civis da União.

A Procuradoria da União no Estado do Amapá (PU/AP) demonstrou que a Lei nº 8.112/90 instituiu para os servidores indenizações, gratificações e adicionais, todos com expressa observação legal. Entretanto, a gratificação especial por localidade foi extinta pela Medida Provisória nº 1.595/97, convertida pela Lei nº 9.527/97.

Por fim, a procuradoria ressaltou que o município em que a funcionária presta serviço não está localizado em área de fronteira, muito menos pode ser considerado precário, a ponto de justificar o pedido de compensação por atividade penosa.

A 3ª Vara do Juizado Especial Federal Cível e Criminal do Amapá acolheu os argumentos da AGU e negou o pedido da servidora. Para a justiça, "o município não está situado em zona de fronteira, tão pouco as condições de vida nele propiciadas na atualidade justificam a vantagem em questão".

PU/AP é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra