sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Procuradores afastam equiparação indevida de auxílio-alimentação de servidores do executivo e do legislativo em MG


AGU     -      02/08/2013




A Advocacia-Geral da União (AGU) afastou, na Justiça, a possibilidade de equiparação do auxílio-alimentação de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Minas Gerais com as quantias pagas pelo Tribunal de Contas da União aos seus funcionários. Os procuradores demonstraram que a Constituição Federal veda a vinculação de qualquer espécie remuneratória.

Além disso, a Procuradoria-Seccional Federal em Juiz de Fora/MG (PSF/Juiz de Fora) e a Procuradoria Federal Especializada junto à autarquia previdenciária (PFE/INSS) explicaram que o auxílio-alimentação pago aos servidores públicos é definido por lei específica de cada Poder. Essa determinação está no artigo 8º do Decreto 969/93.

As unidades também destacaram que o Poder Judiciário não pode interferir na esfera do Poder Executivo para obrigá-lo a conceder reajuste remuneratório ou alterar benefícios de servidores. Caso contrário, a Justiça estaria afrontando o princípio da separação de poderes e também o entendimento da Súmula nº 339 do Supremo Tribunal Federal, que determinar que "não caber ao Poder Judiciário, por não ter função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia".

O auxílio havia sido concedido em decisão de primeira instância. Mas ao analisar o caso a Justiça Federal de Minas Gerais concordou com os argumentos apresentados pelas procuradorias e afastou a possibilidade de equiparação de forma liminar até a análise definitiva sobre o caso.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra