quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Candidato a concurso público faz prova de aptidão física em data diferenciada antes do julgamento de repercussão geral do STF


BSPF     -     11/12/2013




A 6.ª Turma do TRF da 1.ª Região, por unanimidade, confirmou sentença que permitiu a um candidato aprovado em primeira etapa de concurso público que fizesse o teste de aptidão física em data posterior à marcada em edital, por haver o concorrente sofrido lesão no tornozelo direito.

A juíza de primeiro grau concedeu mandado de segurança impetrado pelo candidato contra ato do presidente da comissão do concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro de reserva para as carreiras de analista e técnico do MPU, objetivando a realização da prova de aptidão física, após o fim do tratamento do impetrante, bem como sua participação em todas as etapas do concurso e eventual nomeação, caso seja aprovado nas demais fases do certame.

Em recurso ao TRF1, a União sustentou ocorrência de erro, uma vez que não foi intimada da liminar deferida, bem como violação ao disposto no art. 7.º, II, da Lei n.º 12.016/09. Ressaltou também que o prejuízo ao ente público, nesse caso, não é apenas presumido, mas sim real, porque à União não foi dada a oportunidade de recorrer da decisão liminar, cerceando seu direito ao contraditório e à ampla defesa. No mérito, sustentou, em síntese, ofensa ao princípio da isonomia, pois a sentença recorrida quebra a igualdade entre os candidatos ao deferir ao recorrido uma ampliação de prazo para preparação física quando comparado com o tempo dos outros candidatos.

O relator do processo na Turma, desembargador federal Kassio Nunes Marques, entendeu que “no caso em tela, verifica-se que a autoridade coatora foi pessoalmente intimada da decisão que concedeu a liminar (mandado de notificação às fls. 30/32), deixando de tomar as providências cabíveis”.

O magistrado frisou, ainda, que na hipótese em julgamento ficou comprovada, mediante atestado médico, a incapacidade do impetrante de realizar o teste de aptidão física em 24/10/2010, em razão de lesão no tornozelo, situação que lhe retirou a higidez física naquela oportunidade. Ademais, o candidato obteve liminarmente, em 23/10/2010, o direito de adiar o teste de aptidão física anteriormente ao julgamento do RE 630733, em sede de repercussão geral, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o qual assegurou a validade das provas de segunda chamada realizadas até a data do julgamento do referido recurso, ocorrido em 16/05/2013.

O relator observou também que, por força da liminar concedida, “o impetrante realizou com sucesso o teste físico em segunda chamada, demonstrando, portanto, estar apto para o exercício do cargo”. Sendo assim, não merece reparos a sentença, pois foi proferida na esteira do entendimento jurisprudencial dominante acerca da matéria.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TRF1

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra