quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Câmara aprova abertura de 1.853 cargos no Poder Executivo



PRISCILA BELMONTE
O DIA    -     27/10/2011





Rio - A Câmara dos Deputados aprovou a abertura de 1.853 cargos no Poder Executivo. Só no Itamaraty, serão 1.293 vagas: 400 para a função de diplomata e 893 para oficiais de chancelaria.

Serão abertas também 560 oportunidades para advogado-geral da União. Os salários chegam a R$ 19.451.

No Ministério das Relações Exteriores, a contratação será gradual, a partir deste ano. Já as chances para advogado-geral da União serão criadas em duas etapas: 280 novos advogados em 2011, e outros 280 em 2012.

Os projetos, aprovados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tramitam em caráter conclusivo. As propostas serão levadas ao Senado, caso não haja recurso.

Alexandre Prado, especialista do Concurso Virtual, lembra que os concursos da Advocacia-Geral da União (AGU) têm sido organizados pela Cespe/Unb, que tem um jeito peculiar de elaborar as questões: “A banca utiliza exemplos práticos e questões interdisciplinares, o que deixa os candidatos apreensivos e desconfiados na hora de responder as questões. Mas não há o que temer, se o candidato sabe a teoria da matéria sairá bem”, afirma.

A Copa do Mundo (2014) e a Olimpíada (2016), que serão realizadas no Brasil, devem gerar ainda a criação de mais de 100 mil cargos na esfera federal. A previsão consta na proposta orçamentária para o ano que vem, entregue pelo governo para apreciação pelo Congresso.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra