domingo, 14 de outubro de 2012

Contra o retrocesso


Paulo Tadeu

O Globo     -     14/10/2012




Tema em discussão - Regulamentação do direito de greve do funcionalismo

O debate em torno do direito de greve dos servidores ocorre num momento em que a sociedade acabou de enfrentar uma onda de greves no serviço público. No seu auge, o movimento levou à paralisação de aproximadamente 350 mil funcionários de 26 setores da administração. 

Diante desse quadro, o governo decidiu encaminhar a regulação do direito de greve no setor público.

É importante ressaltar que pesa sobre os servidores públicos um hiato jurídico deixado pelo Congresso Nacional no que tange a paralisações dos serviços prestados à sociedade. 

O direito de greve, um avanço no processo civilizatório, tem se constituído, nos últimos dois séculos, num dos mais importantes instrumentos para as conquistas econômicas e sociais dos trabalhadores.

O Brasil é signatário da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho, que garante aos servidores públicos o direito de organização, abre espaço para a negociação e lhes estende o direito de greve. A Constituição de 1988 contemplou esses direitos aos servidores e determinou que o Congresso regulamentasse o assunto. 

Infelizmente, o Parlamento se omitiu e o tema ficou congelado na pauta parlamentar. O Supremo Tribunal Federal, em 2010, acolheu mandato de injunção e determinou que, na ausência de legislação específica, fossem aplicadas às greves do setor público as mesmas regras seguidas pelos trabalhadores do setor privado.

Portanto, é importante ressaltar que já existe o direito de greve dos servidores. O que falta é a regulamentação. O ponto mais polêmico que veio à tona com a determinação do STF é a questão do pagamento dos dias parados. Nas greves do setor privado, este ponto entra na discussão da convenção coletiva, o que não existe no serviço público.

O tema tem sido tratado com equilíbrio e prevalecido o bom-senso, mas ao Estado não cabe a omissão. O assunto é complexo e precisa de uma solução definitiva, que contemple os direitos dos servidores públicos e também os da sociedade.

O Congresso Nacional não pode se omitir e tem obrigação de aprofundar as discussões sobre um tema que envolve inúmeras tecnicalidades, dada a natureza dos serviços públicos, em especial os considerados essenciais. As discussões devem ser norteadas, contudo, pelo pressuposto de que a greve no setor público é um direito constitucional. Não podemos pensar em retirar o direito de greve da sociedade moderna como se ele fosse um tumor maligno. 

É preciso estabelecer uma legislação equilibrada, profissional e sem retaliações aos profissionais. Qualquer ação diferente disso e que vise à criminalização do movimento tem que ser descartada sob pena de vivermos retrocessos civilizatórios e democráticos.

Paulo  Tadeu é deputado federal (PT-DF).



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra