BSPF - 10/09/2016
Prazo para envio de propostas vai até 15 de setembro. Novo
modelo prevê economia de 53% nos gastos com o serviço, o que significa R$ 17,1
milhões ao ano
O ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão abriu
processo de licitação para contratar empresas de táxi interessadas em realizar
o transporte de servidores e colaboradores da administração pública federal
direta no Distrito Federal.
O edital dá início à implantação do novo modelo de
transporte do governo federal, que visa melhorar a eficiência do gasto público
e otimizar esse tipo serviço na administração. Interessados podem registrar as
propostas até 15 de setembro. O resultado da licitação será divulgado em
outubro de 2016.
Requisitos necessários
Entre as exigências, as empresas interessadas precisarão
ter, além da frota de veículos, um sistema eletrônico para gestão das corridas,
um aplicativo versão web e outro para dispositivos móveis. Serviço de
transporte individual, como o prestado pelo Uber, não foi contemplado no
edital, pois ainda não está regulamentado pelo governo do Distrito Federal.
De acordo com o secretário de Gestão do Ministério do
Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Gleisson Rubin, haverá uma mudança
no modelo de gestão da frota de veículos nos órgãos e não apenas a substituição
de carros alugados por táxis.
“Pagaremos por quilômetro percorrido e por tempo de
utilização”, explica o secretário. Outra mudança importante é que os servidores
passarão a avaliar o serviço de transporte, e isso poderá impactar no pagamento
do fornecedor.
A expectativa é que o projeto-piloto do novo modelo de
transporte de servidores passe a funcionar a partir de janeiro de 2017.
Inicialmente, participarão da iniciativa quatro ministérios: Ciência,
Tecnologia, Inovações e Comunicações; Planejamento, Desenvolvimento e Gestão;
Saúde; e Transparência, Fiscalização e Controle. Até início de 2018, todos os
órgãos da administração pública federal passarão a utilizar o serviço.
Economia
Atualmente, os ministérios têm um gasto anual de R$ 49
milhões com serviço de transporte e são realizadas, em média, 490 mil corridas
no período. Com a utilização do táxi, o governo pretende reduzir em 53% as
despesas relacionadas ao transporte de servidores, como, por exemplo,
manutenção de veículos, motoristas, combustível e seguro.
Após a implantação, os servidores e colaboradores poderão
solicitar o serviço de táxi por meio do aplicativo de celular, da internet ou
de ligação para central de atendimento.
Os veículos do governo federal utilizados atualmente
passarão por análise para uma nova destinação, seja para outras atividades ou,
em último caso, para serem alienados.
Até o momento, o serviço é realizado de forma
descentralizada. Cada ministério possui uma central de atendimento, gerida pelo
próprio órgão, e o servidor solicita o transporte por meio de ligação.
Com o novo modelo, o Planejamento ficará responsável pela
gestão do serviço que atenderá aos ministérios. Já os órgãos ficarão
responsáveis apenas pela gestão do cadastramento e manutenção dos usuários e
por atestar os serviços utilizados.
Fonte: Portal Brasil