segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Comissão mista da MP que transferiu o Coaf para o Banco Central estabelece plano de trabalho


BSPF     -     16/09/2019




A comissão mista que tem como objetivo analisar a Medida Provisória 893/2019 analisa na próxima terça-feira (17) o plano de trabalho proposto pelo relator, deputado Reinhold Stephanes Júnior (PSD-PR).

A MP 893 transforma o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) na Unidade de Inteligência Financeira (UIF), vinculada administrativamente ao Banco Central.

A Unidade de Inteligência Financeira será responsável por produzir e gerir informações para a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo, ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa. Também deverá promover a interlocução institucional com órgãos e entidades nacionais, estrangeiros e internacionais que tenham conexão com a matéria, diz o texto do documento.

— Este arranjo garante à UIF a manutenção e ampliação de toda a extensão de sua trajetória, de sua autonomia técnica e operacional. A criação da UIF como uma estrutura ligada ao Banco Central, absorvendo as atribuições do Coaf, será um passo importante tanto em nossa integração à comunidade internacional quanto na geração de inteligência financeira voltada ao combate de ilícitos em nosso país — disse o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante uma reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Presidido pelo senador José Serra (PSDB-PT), o colegiado foi instalado na quarta-feira (11) no Congresso. Na ocasião, também foram escolhidos a deputada Bia Kicis (PSL-DF) como vice-presidente. A reunião ocorrerá na sala 9, da ala Alexandre Costa, às 14h50.

Fonte: Agência Senado


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra