terça-feira, 5 de setembro de 2017

Experiência brasileira sobre profissionalização no serviço público é apresentada em congresso internacional


BSPF     -     05/09/2017




Valorização do servidor é importante incremento à capacidade técnica do Estado, diz secretária adjunta de Gestão do MP

Medidas recentes de valorização e profissionalização dos servidores públicos foram destaque no 1º Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público (Cidesp). Durante o evento, que está sendo realizado no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis, foram compartilhadas boas práticas na área.

O Brasil – juntamente com Portugal e Espanha – foi um dos países escolhidos para apresentar estratégias adotadas para o desenvolvimento de modelos gerenciais de aperfeiçoamento de servidores públicos. 

Os participantes conheceram legislações brasileiras como o Decreto nº 9.021/2017, que estabeleceu que pelo menos 60% dos mais altos cargos comissionados do governo federal devem ser ocupados por servidores concursados. Outra ação do governo apresentada no Congresso foi a publicação da Lei nº 13.346/2016, que determina a transformação de 10.462 DAS em Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE) – ocupadas exclusivamente por servidores públicos efetivos.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) esteve representado no evento pela secretaria adjunta de Gestão, Aline Soares. Segundo ela, ocupantes de funções como as FCPE exercem atividades que demandam continuidade de ações permanentes e típicas ao serviço público. “Nesse sentido, a valorização do servidor efetivo é um importante incremento à capacidade técnica do Estado, além de ser fundamental para o resguardo da memória histórica das ações e projetos nas transições de governo”, ressaltou.

Para a consolidação das medidas, que já estão em vigor, os órgãos e entidades do Poder Executivo federal estão incluindo, em seus planos de capacitação, ações destinadas à habilitação de seus servidores para o exercício das FCPE e para a ocupação de cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS).

A habilitação é realizada com base no perfil profissional e nas competências desejadas e compatíveis com a responsabilidade e complexidade inerentes à função ou ao cargo. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é responsável pela promoção dos programas de capacitação, além de coordenar e supervisionar o treinamento realizado pelas demais escolas de governo.

O Cidesp tem como objetivo estimular a discussão entre a comunidade científica e profissionais que atuam no setor público, para disseminar as boas práticas de gestão e o desenvolvimento de pesquisas que agreguem valor à gestão pública.​

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra