segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Gestão do servidor público


BSPF     -     21/10/2019




Gestão do servidor público e a reforma administrativa

Em outubro, avolumam-se as notícias sobre o futuro do servidor público, com ênfase no término da estabilidade e outras medidas complementares, justificado por uma redução na folha de pagamento. Quem vive em Brasília desde a década de 1980, percebe pela construção dos anexos e dispersão de órgãos públicos no Plano Piloto, que foi grande o crescimento no emprego de mão de obra pelo setor público, o que estaria motivando a celeuma em torno da estabilidade.

De 1996 a 2016, o total de servidores públicos (três esferas de governo) cresceu 83%, passando de 6,264 milhões em 1995 para 11,492 milhões em 2016. Nesse período, o incremento no governo municipal foi de 175%, no estadual de 28% e no federal de 25%. O alto percentual no emprego pelo setor público municipal está atrelado ao forte aumento no número de novos municípios aprovados.

De acordo com o Painel Estatístico de Pessoal, do Ministério da Economia, o total de servidores federais em agosto de 2019 era de 1.277.639, dos quais 47,6% ativos, 38,7 aposentados e 18,7% instituidor de pensão. Desse mesmo total, 37,2% estavam no Sudeste, 22,4% no Nordeste, 19,9% no Centro-Oeste, 11,1% no Sul e 9,4% no Norte.

Cerca de 8.240 servidores teriam sido contratos a partir de setembro de 2016 e, portanto, ainda cumprindo o período probatório, o que representa 1,3% dos servidores ativos. Quanto à lotação dos servidores federais, somente quatro ministérios Saúde, Esporte, Infraestrutura e do INSS somam 34%, órgãos eminentemente prestadores de serviços diretos para a população.

Sem entrar no mérito da discussão entre as teorias de direito administrativo e direito do trabalho, a extinção da estabilidade, se aprovada, além um impacto financeiro pequeno, em face do percentual de servidores a serem alcançados, tem-se a impressão de que estariam sendo exonerados justamente os servidores que prestam serviços diretos para a população, piorando a qualidade dos serviços.

Não se deve falar em reforma administrativa sem fixar como seu objetivo principal a melhoria na qualidade dos serviços prestados ao cidadão, por sinal, avaliado pessimamente conforme dados do Consumidor.Gov do Ministério da Justiça. E a razão é muito simples. Será que cada servidor tem claro quais as metas quantitativas e qualitativas que deverá alcançar a partir da contratação? Sem essa definição firmada anualmente por meio de um plano de trabalho individual, o servidor simplesmente trabalha, sem uma perspectiva do dever a ser cumprido.

Difere do trabalhador no setor privado, que recebe regularmente as metas a serem cumpridas e de que maneira (qualitativas) deveria se comportar. Porém, devido a uma estrutura organizacional extremamente ampla e pesada, constituída por secretarias, subsecretarias, coordenadorias etc. etc., o servidor da ponta pouco sabe do seu papel naquela estrutura e de que forma estaria contribuindo para que aquele órgão fosse considerado eficiente e eficaz.

Um segundo fator importante seria rever, urgentemente, o sistema de avaliação do desempenho de cada servidor e seus respectivos supervisores. Hoje, para que o supervisor não tenha nenhum problema com o supervisado, ao final de cada ano o premia com as qualificações mais altas, descumprindo, assim, seu papel maior como supervisor. Entra e sai supervisor, já que o servidor tem cadeira cativa no departamento, e não se vê nenhuma tendência a um serviço mais bem prestado e mais produtivo.

Ainda que o atual sistema de avaliação fosse bom (o que não o é) são escassos os recursos para capacitação de servidores e, o que é pior, sem nenhum nexo com o desempenho. A capacitação não pode continuar sendo tratada como premiação, mas voltada para a melhoria dos serviços prestados, o que passa pelo cumprimento das metas qualitativas, tais como assiduidade, presteza, conhecimento de idiomas, ética no trabalho.

O sistema de avaliação deveria ser estendido aos supervisores, avaliado por aqueles acima deles na estrutura organizacional, onde a capacidade como supervisor mereceria um capítulo à parte do seu desenvolvimento como técnico. Seria o fim dos desempenhos proforma, sem o devido respeito com o servidor e seus supervisores.

No processo de restruturação dos servidores, restaria abordar as condições segundo as quais um servidor, mesmo tendo cumprido o período probatório, poderia ser demitido após uma sequência de medidas voltadas à melhoria do desempenho e sujeito à revisão por um grupo estruturado voltado para o exame final do processo, eximindo ou não a responsabilidade do supervisor imediato.

Finalmente, apesar de se dispor de Código de Ética do Setor Público, faz-se urgente um processo de capacitação de todos os servidores públicos, incluindo estados e municípios, para que conhecessem em detalhes as principais definições e o comportamento ético esperado.

Entendo que, na proposta que vem sendo preparada pelo Executivo, predomina a questão do servidor. Caso esses pontos acima anunciados sejam negligenciados, pouco se avançará no objetivo maior da proposta que deveria buscar como objetivo principal a melhoria dos serviços prestados pela administração pública ao cidadão.

Por José Carlos Ferreira - Especialista em gestão de pessoas, é aposentado do Ipea

Fonte: Correio Braziliense


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra